Auriculoterapia comemora dois anos com 4 mil atendimentos na cidade

O serviço é uma prática integrativa que auxilia no tratamento de dores, ansiedade e enxaquecas

Para a dona de casa Georgina Gonçalves, (64), conviver com a artrose na coluna e nos joelhos que dificultava seus movimentos e trazia inúmeras dores e incômodos ao seu dia a dia sempre foi muito difícil. Esses males foram amenizados quando conheceu, há cerca de um ano, o serviço de auriculoterapia que acontece no Centro Municipal de Especialidades, em Japeri.  O serviço da Prefeitura, comemora nesta sexta-feira, (20), dois anos de atendimento com cerca de 4 mil atendimentos.

A subsecretária Carolina Bernardo, falou aos presentes da oferta do serviço no SUS

Presente na comemoração a subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, destacou a importância do serviço ofertado pelo SUS, como prática integrativa que reduz o uso de analgésicos e alivia dores do corpo e da alma. “Esse grupo é parte de um trabalho feito não só com muito carinho, mas também com a obtenção de bons resultados no tratamento de dores crônicas, contribuindo para o sucesso do tratamento médico e emocional dos nossos pacientes”, disse a gestora que falou com o público e ouviu diversos relatos da eficácia da prática.

Léa Sabino, (60), hoje sem dores, pode dormir melhor e está mais bem humorada

A enfermeira Helen Santos, responsável pela execução do programa, relata que nesses dois anos presenciou melhoras significativas como a da aposentada, Léa Sabino de Souza, (60), que com hérnia de disco, inchaços no joelho e muitas dores, mal conseguia andar. “A dona Léa, veio pra gente com graves dores, andava pouco, hoje ela é uma pessoa que se locomove com a bengala, mas sem lamúrias”, disse realizando os atendimentos que não pararam durante a comemoração.

Os atendimentos acontecem no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, duas vezes por semana na parte da manhã com grupos de 40 usuários. As inscrições são feitas na unidade e os pacientes que já fazem parte dos grupos de atendimento tem remarcação automática.

Com a prática integrativa, além da redução do uso de analgésicos,  os usuários relatam melhora no bem estar emocional.

Uma prática e inúmeros benefícios

Achar pacientes com histórico de dores múltiplas relatadas com um sorriso no rosto seria impossível se a explicação não viesse em seguida, eles fazem parte do grupo de atendimento da auriculoterapia, serviço da Prefeitura de Japeri, que acontece no Centro Municipal de Especialidades, duas vezes por semana e já atendeu cerca de 4 mil pessoas em dois anos.

E foram esses atendimentos que levaram a dona de casa Eliete da Silva, (56), a se livrar das dores na coluna e da ansiedade que incomodava seus dias e noites. “Quando cheguei eu não pensei que teria um efeito tão rápido. Hoje estou com a ansiedade controlada e com a coluna sem dores. Durmo melhor e estou mais bem humorada, até meu médico elogiou”, falou apressando o passo para tirar foto com o grupo.

A prática que não tem contra indicação e pode ser feita em pessoas de todas as idades, tem como benefícios para adultos, idosos e crianças, o alívio de dores crônicas e agudas, agindo como analgésico; controle da ansiedade e depressão, como parte de um tratamento geral, além de contribuir com o controle de distúrbios funcionais e digestivos, como náuseas e vômitos; vícios diversos como tabagismo e alergias, incluindo rinite alérgica e auxílio na recuperação motora.