Prefeitura promove ações de conscientização e exames preventivos em alusão ao ‘Outubro Rosa’

As japerienses sanaram dúvidas sobre procedimentos, marcaram exames e desfrutaram de um lanche especial na Casa da Mulher e no Cemes de Japeri

Nesta quarta-feira, (25), a Casa da Mulher e o Centro Municipal de Especialidades (Cemes), ambos em Japeri, promoveram ações voltadas exclusivamente para as japerienses.  Teve conscientização e prevenção sobre o câncer de mama e colo do útero, marcação de exames no Polo de Regulação e ultrassonografias da mama e transvaginal, na unidade de saúde especializada.

A iniciativa da Prefeitura contou com os médicos Charles Cerezo, Fábio Denardin e Paulo Fernandes, que realizaram atendimentos e esclareceram dúvidas sobre a importância dos cuidados com a saúde e a realização de exames ginecológicos, como preventivo e ao autoexame.

“Tive fácil acesso até aqui. Deixei meu filho rapidinho na escola, vim fazer a ultra transvaginal e já marquei angiologista e neuropediatra ‘pro’ meu filho”, contou Crislene Santos, moradora do bairro de Nova Belém, sobre acessibilidade que tem ao polo de saúde e aos exames disponíveis no Cemes.

A cuidadora de idosos, Mirian Galvão da Silva, comentou sobre o sentimento de realização com exames disponíveis pela unidade básica de saúde. “Estou me sentindo muito feliz em estar sendo atendida aqui, com rapidez e conforto. Vim fazer a ultrassonografia da mama, mas já fiz outros exames também. Não tenho o que reclamar”, falou.

Com o sentimento de gratidão por ver as mulheres realizando os exames preventivos, Márcia Monteiro, do departamento de administração da unidade de saúde, falou sobre a atenção especial a esses procedimentos. “Me sinto grata ao ver a total atenção que a gestão municipal está dando para as mulheres da cidade”, disse.

Mesa de café
As pacientes que estiveram na Casa da Mulher desfrutaram de um delicioso café da manhã e receberam brindes preparados especialmente para elas. Além do atendimento médico e orientações, foi possível fazer o agendamento de consultas para ultrassonografia transvaginal e mamografia.

Já no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Japeri, uma mesa de café da tarde foi preparada para homenagear as japerienses que estiveram presentes no polo de saúde para a realização de exames. A subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, e também idealizadora da iniciativa, falou sobre a disponibilidade de serviços dentro das unidades de saúde. “É gratificante como mulher saber que nós temos recursos para a realização de exames preventivos no nosso município. E estamos trabalhando para o aumento dessa cobertura”, disse ela.

Texto: Carolina de Freitas

Fotos: Lucas Alexandre