Prefeitura de Japeri entrega mais de 60 Carteiras Municipais do Artesão

Evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo 

Nesta quinta-feira (30/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), entregou 66 carteiras municipais do artesão. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo. Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artesãos da cidade, o documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense.

A carteira municipal do artesão japeriense é fruto de um cadastro proposto pela Semetuler. Desde junho de 2023, de forma presencial e virtual, dezenas de artesãos de Japeri participaram de um levantamento que contribuirá para a criação e a avaliação de políticas públicas. O cadastro revelou que, em sua maioria, o artesanato japeriense é realizado por mulheres, dos 35 aos 71 anos. A técnica mais utilizada é o crochê, seguida da pintura em tecido, reciclagem e ponto cruz. 

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, participou da cerimônia e destacou a importância da iniciativa. “É muito gratificante ter a oportunidade de trabalhar com políticas públicas que geram reconhecimento aos nossos artistas. Tenho muito orgulho da produção artística de Japeri! E os nossos artesãos podem ter certeza que eu irei apoiá-los, pois eu acredito no talento dessas pessoas”, disse a gestora. 

Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, a Carteira Municipal do Artesão é um marco importante para o artesanato japeriense. “É motivo de muito orgulho estar aqui entregando esse reconhecimento aos nossos queridos artesãos. Preciso agradecê-los pelo empenho, garra e esforço. Como diz o nosso hino: avante cidadão japeriense! Temos muitos talentos em nossa cidade e a Semetuler está à disposição para ajudá-los a avançar”, apontou. 

Momento histórico para o artesanato japeriense   

A japeriense Nilza Santana da Silva, de 60 anos, produz artesanato desde os sete anos de idade. Para ela, a Carteira Municipal do Artesão amplia o horizonte das pessoas que trabalham na área. “Comecei no artesanato graças a minha avó. É um legado que ela deixou, então o artesanato é algo muito sério para a minha família. Eu trabalho muito com pedraria, papel, jornal, garrafa pet e outros materiais recicláveis. Essa carteira irá oferecer mais visibilidade ao nosso trabalho. É um sonho! Pois agora posso comprovar que eu sou uma artesã!”, comemorou. 

A artesã Lusiete Ramos atua na área há mais de sete anos e ficou animada com as novas perspectivas geradas pelo Programa do Artesanato Japeriense. “Eu acredito que esse documento engrandece a nossa arte. Você dizer que é uma artesã não tem o mesmo peso de mostrar uma carteira que comprova isso. Agora estamos em outro patamar!”, pontuou. 

As inscrições do cadastro municipal dos artesãos continuam disponíveis. Quem estiver interessado em ter a Carteira Municipal do Artesão pode comparecer na sede da Semetuler ou acessar o formulário online que está disponível nas redes sociais da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*