Prefeitura está com equipes nas ruas para minimizar ações causadas pelas chuvas

Todo o efetivo das secretarias está mobilizado para atuarem nas ruas

A Prefeitura de Japeri está com equipes da Defesa civil e demais secretarias nas ruas para tentar minimizar os efeitos das fortes chuvas que caíram, não só no município, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A cidade segue em estágio de alerta máximo, uma vez que ainda há grandes possibilidades de chuvas fortes. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Estado, há possibilidade de que chova ainda mais e com intensidade na Baixada Fluminense.

A orientação aos moradores é que só saiam de casa se houver necessidade. E se estiverem em áreas de risco façam contato por meio dos 21970253214-whatsapp ou liguem para (21)993451130 – secretário e (21)964098512 -Subsecretário.

Na manhã deste domingo as equipes continuam nas ruas com apoio às famílias atingidas e desobstruindo galerias e servidões. Uma das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos está na Avenida Tancredo Neves, para tentar o escoamento das águas nas Ruas Itália, México e Bolívia.

Por conta do volume de água em diversos bairros, a Defesa Civil constatou quedas de muros, ruas alagadas e trasbordamentos dos canais dos bairros Primavera na altura da Vila Carmelita, Canal do Tambaú, Canal da Chacrinha, na altura da escola Frei Maurício.

Distribuição de hipoclorito

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretária de Vigilância Sanitária, vai distribuir hipoclorito para tratamento da água para consumo humano. Além disso, a partir de hoje a epidemiológia vai monitorar e investigar junto ao hospital, pessoas que chegam com sintomas de doenças transmitidas pela água ou vetores, como diarreia, leptospirose, para identificar os casos relacionados a enchente.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social está visitando as famílias, juntamente com a Defesa Civil para levantar as necessidades de abrigamento ou outro tipo de ajuda, já que algumas estão desalojadas. As famílias visitadas nesta manhã: duas no Guandu, duas no Marajoara, duas no bairro Primavera, uma em Nova Belém e uma em Vila Planetária. No total temos 600 pessoas afetadas, 15 desalojadas, três quedas de muros, dois deslizamentos e três quedas de árvores.