Programa Saúde na Escola atua nas 34 unidades de ensino de Japeri

Com orientações de promoção, prevenção e atenção à saúde, alunos de todos os segmentos são atendidos

A Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), desenvolvem nas 34 unidades de ensino da cidade o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, enfrentando ainda as vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Nesta terça-feira, (19), os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Engenheiro Pedreira receberam a ação.  

Segundo a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, o PSE tem uma importância singular na formação dos alunos e já faz parte do calendário escolar. “Ele orienta e promove a interlocução entre pais e responsáveis com as crianças, que levam para casa os ensinamentos de ações preventivas. Ocorre ainda a atualização da caderneta vacinal e palestras de odontopediatria, nutricionista, educadores físicos e de outros profissionais importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos e da construção da consciência cidadã”, disse a gestora.  

Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, o programa promove inclusão, otimiza o atendimento ao mesmo tempo que atende a necessidade de pais e responsáveis que, muitas vezes, por questões de trabalho, não conseguem realizar o acompanhamento de saúde das crianças. “Unimos orientação, prevenção e ações em saúde para que nossas crianças tenham um desenvolvimento amparado pelo acolhimento e pelo cuidado. Além de realizar a inclusão dos alunos em assuntos de saúde debatidos na sociedade”, disse.  

Palestras e orientações lúdicas e de acordo com a faixa etária dos alunos 

Entre exercícios de matemática e português nos quadros das salas de aula,  os alunos recebem também as informações e orientações do Programa Saúde na Escola. Foi assim nesta terça-feira, (19), com os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Engenheiro Pedreira, que com olhos atentos participaram e interagiram na palestra de Combate à Dengue e ainda receberam vacinação e orientações sobre prevenção de cáries. 

Para a coordenadora do programa, Vanessa Rocha, é importante que os alunos estejam também inseridos em assuntos que interferem na saúde das famílias. “Estamos falando de dengue e dos cuidados com os dentes, e eles vão chegar em casa replicando as informações e chamando a atenção dos responsáveis para esses cuidados. Tudo é feito especialmente para eles, de forma lúdica e considerando a faixa etária das turmas”, disse Vanessa apresentando uma versão feminina do mosquito Aedes aegypti. 

Alunos, como as irmãs Milena e Mirela da Silva, aprovaram as ações do PSE e se divertiram demonstrando que decoraram a paródia musical contra a dengue. “E as garrafas nos vamos virar, e as garrafas nos vamos virar, zum, zum, zum, zum, o mosquito está voando ele mira qualquer um”, cantarolaram pulando e brincando no pátio.  

O PSE atua em treze eixos temáticos pactuados com a esfera federal que vão desde saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável; da cultura de paz e direitos humanos; e prevenção da obesidade, das violências e dos acidentes, de doenças negligenciadas, de uso de álcool, tabaco e outras drogas, da covid-19, do HIV/IST; e verificação da situação vacinal,  saúde sexual e reprodutiva, bucal, auditiva, ocular até a realização de roda de conversa com profissionais de nutrição, enfermagem, educação física e odontopediatra. 

As unidades de ensino Dario Lins, Pedra Lisa e Belo Horizonte também receberam as ações do PSE no mês de março.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*