Defesa Civil de Japeri se prepara para as chuvas de verão

Encontro com o Grupo de Ações Coordenadas tratou sobre o Plano de Contingência e as responsabilidades de cada setor

Em busca de prevenir desastres naturais causados pelas fortes chuvas de verão e preparar toda a cidade para alguma eventualidade, a Defesa Civil de Japeri reuniu nesta segunda-feira (2) a sociedade civil e as Secretarias Municipais para a reunião do Grupo de Ações Coordenadas. O encontro tem como objetivo repassar o Plano de Contingência de 2023/2024 e as responsabilidades de cada setor.

A reunião contou com a palestra da coordenadora da Divisão de Levantamento e Prevenção, Tânia Marques, e da Engenheira Civil, Bruna de Almeida, sobre o mapeamento da área de risco, locais para abrigar os desalojados, sinais de alarme, impactos financeiros, saúde e muito mais.

“Esse encontro é muito importante para alinhar as estratégias do Plano de Contingência e deixar todos por dentro das suas funções em casos de desastres naturais. Por isso, é essencial que a sociedade civil, representada pela associação de moradores, Cruz Vermelha e representantes das Secretarias Municipais estejam presentes nesses encontros”, explicou a coordenadora da Divisão de Levantamento e Prevenção, Tânia Marques.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani, a preparação de todos é essencial para prevenir grandes desastres. “Quando todas as Secretarias estão alinhadas e por dentro de suas funções quando o Plano de Contingência por acionado, fica mais fácil e rápido prestar todo suporte aos moradores durante um desastre. Por isso, é tão importante ter esse Grupo de Ações Coordenadas”, contou ele.