Prefeita de Japeri e comitiva municipal visitam Maricá

Representantes da administração japeriense reuniram informações sobre projetos e políticas públicas

Nesta sexta-feira (20/10), a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, e uma comitiva da administração municipal, visitaram a cidade de Maricá. Com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os gestores dos municípios, a viagem proporcionou um momento de compartilhamento de ideias e informações sobre projetos, programas e políticas públicas que foram implantadas em ambas as regiões.

Logo pela manhã, a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros se encontrou com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, no Restaurante Municipal Mauro Alemão. A maratona pela cidade ocorreu ao longo de todo o dia e integrantes de secretarias municipais das duas cidades também participaram da programação.

SEXTA-FEIRA REPLETA DE VISITAS

O primeiro ponto da parada foi o Restaurante Municipal Mauro Alemão. No equipamento público, as refeições custam R$2 no almoço e R$ 1 no café da manhã. Logo em seguida, a delegação japeriense visitou  o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que está localizado no Distrito de Itaipuaçu. A unidade de ensino é a maior escola em tempo integral do Brasil e é composta por laboratórios, área de tênis de mesa, biblioteca, área de exposição de artes e muitos outros modernos espaços.

O próximo compromisso da comitiva chefiada pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros foi uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Empresa Pública de Transportes (EPT). O momento foi reservado para a exposição de projetos inovadores que foram executados em Maricá, como a Tarifa Zero dos ônibus (chamados de Vermelhinhos). Graças a iniciativa, que conta com uma frota de 135 ônibus, a população da cidade economizou mais de R$160 milhões em 2022. Também foram discutidas inúmeras ações como o Fomenta Maricá e o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT).

Após visitar o Banco Comunitário Popular de Maricá, também conhecido como Banco Mumbuca, a comitiva de Japeri conheceu o Cine Henfil, que é o cinema público da cidade. A sala possui tela e projetor de última geração.

Os últimos locais visitados foram a Praça Agroecológica e a estação das Vermelhinhas, que ficam localizados em Araçatiba. As Vermelhinhas são as bicicletas públicas gratuitas da cidade, que proporcionaram uma nova opção de locomoção aos moradores.

GESTORES COMEMORAM

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, enalteceu a importância do fortalecimento da parceria entre Maricá e Japeri. “Tivemos um dia extremamente produtivo em Maricá. O prefeito Fabiano Horta e toda a sua equipe prepararam uma grande recepção e deram todo o suporte para que a delegação de Japeri tivesse condições de reunir informações sobre inúmeros setores e programas que são administrados pela Prefeitura de Maricá. Essa é a missão de todos os gestores: desenvolver nossos municípios, sem esquecer o olhar social. Creio que essa visita trará benefícios para a nossa Japeri”, disse a gestora.

Já o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, valorizou o encontro. “O nosso objetivo era apresentar alguns dos nossos projetos e políticas. O CEPT, por exemplo, é um modelo de escola onde conseguimos potencializar todos os saberes, como esporte e a ciência. Sei que educação é uma prioridade para a gestão da prefeita Fernanda, então trocar essa experiência será fundamental para ambas as cidades”, projetou.

Estavam entre os representantes de Japeri, os secretários municipais Renilton Brandão, Valéria Carla, Rogério Sant’ana, Jorge Braga, Ana Paula, Andreia Brito, além do vereador Mateus Ferraz, do secretário executivo, Wallace Paes, e dos subsecretários Alex Santos e Sara Costa.

Fotos: Lucas Alexandre