Japeri intensifica ações de prevenção ao câncer de colo de útero

A ação é para conscientização e reforço do alerta junto à população feminina

Nesta sexta-feira, (05), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, realizou a campanha ‘Cuidado para quem cuida’. A iniciativa ofertou consultas de enfermagem e exames preventivos para mulheres trabalhadoras da rede de saúde da cidade. A ação aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, com os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Polo Marabá.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a realização da campanha tem como objetivo atender as trabalhadoras da saúde que teriam que faltar ao trabalho para marcar e depois para realizar os procedimentos. Com a ação elas são acolhidas no próprio local de trabalho.

“O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero. As ações têm como objetivo reforçar o alerta junto à população feminina para a prevenção da doença. Estamos atendendo todas as mulheres da cidade, inclusive nossas colaboradoras, que acabam por vezes, esquecendo de realizar os próprios cuidados preventivos”, disse a gestora.

A equipe coordenada pela enfermeira Vanessa Rocha já realizou cerca de 20 atendimentos entre servidores efetivos e terceirizados. “Sabemos da agenda apertada dessas colaboradoras, de como é difícil para elas que têm o princípio do cuidado com os outros, tirarem um tempo para os próprios cuidados. Então nossa campanha é para isso, ter ‘Cuidado para quem cuida’, disse a servidora.

A coordenadora do faturamento, Daiane Lima, (40), relata a dificuldade que encontrou na rede particular para marcar o exame. Ela que faz uso de Dispositivo Intrauterino (DIU) tem a recomendação de fazer o exame anualmente. “Em janeiro do ano passado eu fiz o preventivo, mas desde dezembro venho tentando marcar para manter a recomendação médica e não consigo. Soube dessa oportunidade aqui no trabalho e marquei para aproveitar”, relatou.

A campanha ‘Cuidado para quem cuida’ atendeu servidoras e funcionárias de empresas  terceirizadas

O ‘Janeiro – Verde Piscina’ é uma campanha da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que promove a conscientização com vistas à prevenção do câncer de colo do útero. Em Japeri a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu a campanha ‘Cuidado para quem cuida’, uma iniciativa que oferece para as trabalhadoras da saúde consultas de enfermagem e exames preventivos.

Aprovando a iniciativa, a técnica de enfermagem Eliane Maria da Costa, (59) trocou o jaleco branco que usa para atender no setor de vacina, no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, pelo verde, destinado aos pacientes em atendimento no setor de preventivo. “Uma iniciativa muito importante porque o tempo é curto e nós mulheres cuidamos da casa, da família, do trabalho e a nossa saúde, por vezes, fica de lado. Hoje, aproveitei a oportunidade para cuidar de mim”, disse a servidora.

Já as colegas de trabalho, Daniele Oliveira, (33), e Adriana Carla Paixão, (40), profissionais que atuam em empresas terceirizadas na unidade, também puderam agendar e realizar o preventivo. “Eu moro no Alecrim, teria que me atrasar para o trabalho duas vezes, para marcar e para realizar o exame. Já marquei, fiz e não faltei nenhum um dia. Foi muito bom”, relatou.

Moradora do Jardim Belo  Horizonte, Adriana destaca que poder se cuidar no local de trabalho, receber orientações e fazer o exame preventivo é também uma grande demonstração de que os gestores valorizam à saúde e os cuidados com os trabalhadores “Fico muito feliz de unir saúde e trabalho”, finaliza.

A campanha segue durante todo o mês de janeiro.

Fotos: Lucas Alexandre e PMJ