Vigilância em Saúde realiza capacitação de Agentes Endemias

A ação visa preparar as equipes para atuação no período de pós-chuvas, ocasião de acúmulo de água parada e propício ao criadouro de mosquito Aedes aegypti

Nesta segunda-feira, (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou um encontro de capacitação dos agentes de endemias com o objetivo de preparar as equipes para atuação de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti no período pós-chuva. O encontro aconteceu no Ciep 402, em Engenheiro Pedreira.

“Esse processo de educação continuada é muito importante. Nossa cidade vive hoje um momento delicado de emergência em virtude das fortes chuvas nos últimos dias e vamos precisar intensificar nossa atuação no combate aos criadouros e a disseminação das informações para a proteção da população”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto.

As equipes irão intensificar as visitas neste período de pós-chuva

A capacitação teve ainda um momento de agradecimento aos agentes que atuam no controle do Índice de Infestação Rápido de Aedes aegypti (LiraA). O trabalho desenvolvido acontece hoje em mais de 200 pontos em toda a cidade. “São terrenos baldios, borracharias e ferros-velhos totalmente monitorados por nossas equipes”, destacou o técnico entomológico, Rildo Ferreira dos Santos, agente cedido pelo Ministério da Saúde.

A capacitação envolveu cerca de 50 agentes que receberam a boa notícia do processo de compra de uniformes, chapéus e filtro solar para garantir a segurança dos trabalhadores.

LiraA

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LiraA),  é um método simplificado que permite uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, que leva a uma compreensão abrangente da distribuição do mosquito Aedes aegypti.