Prefeitura: Um diálogo com a população de Japeri

Representantes dos conselhos da cidade foram ouvidos e tiraram dúvidas sobre a cobertura das ações destinadas à população afetada pelas chuvas

A manhã desta sexta-feira, (2), foi marcada por um encontro de escuta e diálogo entre a gestão municipal e representantes dos conselhos da cidade de Japeri. A reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, com a presença da chefe do executivo, Dra Fernanda Ontiveros e tratou do plano de ação para o enfrentamento dos efeitos das chuvas, do cancelamento do Carnaval e da Cruzada Evangélica e da visita da deputada federal licenciada e secretária estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rosângela Gomes, que ocorrerá neste sábado, (3).   

A Prefeita, Fernanda Ontiveros, destacou a importância de momentos de escuta da sociedade civil e relatou que as demandas apresentadas espelham ações estratégicas de intervenções nos diversos segmentos. “É muito importante estarmos juntos, apresentando a vocês o nosso plano de contingência para esse período de chuvas, ouvindo onde ainda precisamos avançar e prestando contas da nossa estrutura e o que estamos buscando para atender as necessidades do nosso povo para esse momento. Mas, tenham a certeza de que não vamos sair das ruas enquanto a cidade não alcançar a normalidade”, disse. 

Compondo a mesa e respondendo às perguntas dos conselheiros, o secretariado municipal das pastas que compõem o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) puderam esclarecer dúvidas sobre as obras de contenção, limpeza dos rios, ações em saúde, o apoio aos produtores rurais e inclusão em projetos e programas sociais de assistência. 

Lourival Celestino, conhecido na cidade como Sarney representou o colegiado na mesa de autoridades

Eleito pelo colegiado para compor a mesa, Lourival Celestino, conhecido na cidade como Sarney e membro de diversos conselhos municipais, destacou que este é um momento de união de forças pela cidade e pelo povo de Japeri. 

Em uma retrospectiva das ações governamentais desde as primeiras horas das chuvas no dia, (13) até a reunião desta sexta-feira, o vice-prefeito, Carlos Januário, destacou o direcionamento dado pela prefeita para o enfrentamento das chuvas que se estenderam durante toda semana, agravando os prejuízos materiais. “Nós tivemos muitas perdas, pessoas atingidas e afetadas direta e indiretamente, mas, o mais importante, não perdemos vidas. Com o direcionamento da prefeita, a gente tá realizando um trabalho diferenciado na cidade, com acolhimento, participação e cuidado com as famílias. Vamos recuperar os bairros atingidos e tudo vai passar”, relatou. 

Sobre o cancelamento do Carnaval e da Cruzada Evangélica a prefeita declarou que, embora retroceder numa política pública que a cidade conquistou, que é a cultura, tenha sido uma decisão muito dolorosa, foi necessária em nome da população afetada e dos atingidos pelas chuvas. “Enquanto houver um japeriense sofrendo com as consequências das chuvas, nosso trabalho não acabou. Então, nosso bloco no momento é o da solidariedade, com desfile da limpeza urbana, da prevenção às doenças, da assistência ao nosso povo. E vamos celebrar a vida, porque não perdemos vidas nessas chuvas e isso é um presente de Deus”, finalizou a chefe do executivo. 

Os conselhos, presentes no encontro, são formados por representantes da sociedade civil e do poder público que contribuem para a definição dos planos de ação, através de reuniões periódicas, discussões, deliberações e apresentação de propostas ao executivo municipal. 

Os conselhos são formados por representantes da sociedade civil e do poder público

Prevenção e trabalho 

A realização de um trabalho técnico, amparado pela humanização e pelo empenho de todas as secretarias da gestão municipal, que foram direcionadas por decisões estratégicas tomadas nas primeiras horas do início das chuvas, impediu o colapso da cidade de Japeri. “Graças ao nosso trabalho de infraestrutura, drenagem pavimentação, limpeza de rios, que foi realizado desde o início da gestão, nós demos uma pronta resposta à crise climática que em outras cidades da Baixada Fluminense refletiu num cenário desolador”, disse a prefeita. 

“Fizemos uma composição com as outras esferas de governo com reuniões tanto no Palácio Guanabara, com o governo federal, prefeitos e secretários estaduais, quanto em Belford Roxo. Estiveram conosco o secretário de Defesa Civil do Estado, Coronel Leandro Sampaio,   representantes do gabinete do Governador e o próprio Cláudio Castro fez o contato com a gente. O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, falou em nome do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Todos dispostos a ajudar, estamos buscando apoio. Todas as possibilidades de aquisição em programas e projetos nós fizemos e com a saída de Japeri do Cauc, o Serasa dos municípios, estamos aptos. Tenham a certeza que,  independente dos eventos que ocorrerem na cidade, estamos preparados. Inclusive amanhã, sábado, estaremos recebendo a deputada federal licenciada e secretária estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rosangela Gomes para visitar a cidade e as famílias afetadas”, finalizou.  

O secretário de Comunicação Social, Rogério Sant’anna, que foi o mediador da reunião, destacou que a população pode acessar as redes sociais do município para obter informações acerca das ações em andamento e os bairros com intervenções. 

O evento contou com cerca de 100 pessoas. 

Relatos 

“A sociedade civil sempre teve vontade de expressar, de ser ouvida e de ter esse contato com o governo. Que seja um laço permanente e um diálogo constante. Que possamos levar para as escolas projetos pedagógicos que preparem nossas crianças com educação ambiental, cidadania e proteção a comunidade. Que bom, ver esse encontro acontecer”, disse Catarina Rosa, do Conselho Escolar de Santa Terezinha. 

“O bairro Delamare não sofreu com essas chuvas como em anos anteriores, graças às intervenções que recebeu. Mas, precisamos apoiar e discutir estratégias para toda a cidade”, Hélio Delamare do Instituto Ibava. 

“Eu vim em busca de saber o que consta no plano de contingência sobre as ações em saúde que precisamos passar para a população. Informar sobre as doenças de oportunidade que aparecem neste período de pós chuva, com dengue e leptospirose”, Elisandra, Conselho de Saúde. 

“Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação. Dentre as suas atribuições inclui-se a defesa dos direitos dos cidadãos. Estamos aqui cumprindo mais uma etapa de nossa atribuição, então vamos participar e atuar, agora com as mudanças climáticas, mas, também nos outros segmentos”, Esdras da Silva, Conselho de Assistência Social.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*