Saúde Especializada de Japeri teve mais de 250 mil atendimentos em 2023

A Pasta responde por quatorze setores da saúde e busca agora, alcançar as metas de 2024

Reunir todos os coordenadores de saúde para avaliar os números de atendimentos de 2023 e buscar as metas de 2024. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na última quinta-feira, (8), o primeiro encontro do grupo de gestores da Atenção Especializada. A reunião aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.   

“Buscamos a excelência no atendimento humanizado. A reunião de hoje foi um momento de balanço do nosso trabalho em 2023 e a definição de estratégias para aumentar o acesso da população aos serviços em 2024”, disse a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares.  

Segundo ela, os números dos quatorze departamentos que a Pasta acumula, um total superior a 250 mil atendimentos, foram muito representativos para um ano pós pandemia, em que as pessoas ainda estavam sob os efeitos dos males físicos, psicológicos e de perdas causadas pela Covid-19.  

“Desde abril de 2022, quando foi decretado o fim da pandemia, os serviços de saúde atuaram numa busca ativa da população que deixou de acessar os equipamentos. Na Especializada, intensificamos os agendamentos com mutirões e promoção de ações em saúde que possibilitaram o retorno da população à rotina de cuidados. O ano de 2023 foi esse termômetro positivo das nossas intervenções. E estamos preparados para os desafios de 2024”, completou a gestora.   

Mais de 130 mil atendimentos 

Somando mais de 130 mil atendimentos, os dois Centros de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e Japeri apontam as áreas de maior procura da população, o que demonstra onde a gestão precisa intensificar a cobertura ou remanejar ações. 

Em Engenheiro Pedreira as especialidades de ortopedia, cardiologia e neurologia lideram as marcações. Já em Japeri, a diferença fica com a área de angiologia, que aumentou muito a procura, do primeiro para o último trimestre. O que era em média 250 atendimentos, fechou o ano com 568 assistências realizadas. Na área de exames, os relacionados às doenças cardiovasculares foram os mais acessados, como eletro e ecocardiograma.  

Exames cardiovasculares são os mais acessados pelos usuários

Outros destaques foram o Programa Melhor em Casa, que é um serviço para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, que realizou 4155 visitas domiciliares e um total de quase 10 mil atendimentos. A Casa da Mulher também apresentou um grande crescimento, chegando a mais de 16 mil no último trimestre de 2023 e totalizando cerca de 43 mil assistências à população feminina de Japeri. 

Para a gestora da unidade, a enfermeira Patrícia Ferreira, o aumento se dá pela confiança estabelecida com a clientela através de um bom serviço. “A Casa da Mulher é um lugar feito para elas, onde se sentem acolhidas, cuidadas e orientadas. Acredito que esses 43 mil atendimentos representam uma política pública de humanização no atendimento à saúde da mulher”, relatou.   

Saúde Mental 

Já Grasiele de Jesus, que atua na administração do Caps II, destacou que nunca se investiu tanto em saúde mental na cidade de Japeri.  

“Embora saibamos que os números são importantes, o efeito das ações de convivência e inserção social dos pacientes da saúde mental são muito grandes e o impacto visível. Aumentamos o fortalecimento de vínculo familiar entre o segundo e o terceiro período e consequentemente houve a diminuição das atuações em situações de crise. Para a vida do paciente e da família, esse é um ganho imensurável”, disse.  

Agora, todo esse balanço se transforma em estratégias de enfrentamento dos desafios para o ano de 2024. “E nosso calendário de ações vem repleto de novidades e intervenções importantes para chegarmos ainda mais na população que sai muito cedo e retorna à noite, não conseguindo ter seu atendimento e acompanhamento realizado. ‘Especializada em Ação’, esse é nosso lema em 2024”, finalizou a subsecretária.   

Fazem parte da Pasta, dos dois Centros de Especialidades, de Engenheiro e de Japeri, o Centro de Reabilitação Infantil (Cri), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), o Programa Melhor em Casa e outros diversos setores de Atenção à Saúde Especializada. 

Fotos: PMJ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*