Assistência Social de Japeri realiza dezenas de atendimentos no pós-Carnaval

Desde as primeiras horas da manhã às famílias atingidas pelas chuvas puderam acessar serviços e benefícios

O Carnaval chegou ao fim, mas, o bloco da solidariedade continua nas ruas da cidade de Japeri em atendimento à população atingida pelas chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira, (15), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), registrou um grande movimento nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde dezenas de pessoas acessaram os serviços e benefícios.

Os atendimentos de inclusão e atualização do Cadastro Único são os mais procurados, mas muitas famílias que precisam acessar os benefícios sociais por terem sofrido com perdas de utensílios também foram aos equipamentos. No Cras do Centro, em Engenheiro Pedreira, a assistente administrativa, Virgínia de Aquino, registrou cerca de 15 atendimentos logo cedo. No Carnaval foram entregues mais de 200 cestas básicas, colchões e água potável.

“As pessoas que estão acessando o Cras hoje, são dos bairros que tiveram as ações no Carnaval. Não estavam em casa e tiveram informações do Prefeitura em Ação, aí estão vindo hoje”, disse realizando a chamada de mais um usuário.

‘Prefeitura em Ação’ continua no pós-Carnaval

O ‘Prefeitura em Ação’, é resultado do plano de contingência das chuvas montado pelo Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), grupo que reúne todas as secretarias municipais para definição de estratégias de enfrentamento às situações de chuvas, enchentes e riscos à população da cidade.

O Plano prevê desde o mapeamento das áreas de risco, intervenções de contenção a deslizamentos, desobstrução de rios, limpeza de bueiros e assistência às famílias atingidas, com acolhimento, distribuição de cestas básicas e kits de higiene, roupas e itens pessoais, até a inclusão em benefícios das três esferas de governo. A ação teve início no sábado, (10), e vai até o fim do período de chuvas.

A atenção nos bairros realizou nesta quinta-feira, (15), a entrega de cerca de 50 cestas de alimentos na localidade Santa Inês.