Japeri tem mais de 500 atendimentos no Sábado com Mais Saúde

A ação levou informações, consultas e também descontração com orientações para as crianças  

A previsão de chuva não inibiu os moradores da região central de Japeri a acessarem os serviços do Sábado com Mais Saúde que aconteceu na manhã deste dia, (23). A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou mais de 500 atendimentos no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), com serviços de vacinação, consultas e exames sem agendamento.  

“O nosso objetivo é atender com mais rapidez as pessoas que ainda não acessaram a nossa rede por ficarem fora da cidade durante a semana em virtude de estudo ou trabalho, e ainda aqueles moradores que dependem de alguém da família para utilizar os serviços”, disse a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares. 

Foi o caso da mãe das crianças, Lorenzo Fernandes e Lorena Ventura, de (6 e 7) anos. Ela trabalha e precisa de ações em dias de sábado para manter atualizados os atendimentos e a caderneta de vacinação das crianças. “Parece que vocês me ouviram, porque eu trabalho a semana toda e não estava conseguindo trazê-los no atendimento de vacinação. Hoje, cuidei deles e de mim também”, relatou. 

As crianças ainda receberam orientações lúdicas de combate à dengue com as equipes da Vigilância em Saúde que montaram caça palavras com as informações de combate à doença e reproduziram cenários de ambientes em que ocorre a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para os adultos ocorreu a distribuição de panfletos informativos.  

Acesso e aumento da cobertura de atendimento aos Japerienses 

De acordo com Tatiana, o Sábado com Mais Saúde passa a fazer parte do calendário mensal dos dois Centros Municipais de Especialidades, aumentando o acesso e a cobertura em saúde da população. O evento realizou cerca de 50 consultas em cardiologia e este mesmo número em exames de eletrocardiograma; quem precisou de exames de raio-x também foi possível realizar. As especialidades de geriatria e clínica médica atenderam 30 pacientes e a enfermagem realizou mais de 80 atendimentos, além de 36 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e avaliações do setor de fisioterapia. 

O serviço de farmácia também funcionou e os pacientes atendidos saíram das consultas e já levaram os medicamentos. Foram 150 remédios entregues, além do agendamento de 60 consultas; 45 inserções de procedimentos no polo do Complexo Municipal de Regulação, 19 atualizações do cartão do Sus e na vacinação, 25 pessoas entre crianças, idosos e adultos foram imunizadas. 

A Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar o calendário das próximas edições do Sábado com Mais Saúde na primeira semana do mês de abril.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*