“Defesa Civil nas Escolas” começa pela Escola Municipal Frei Maurício Viann

A meta é atender outras unidades escolares com ações de conscientização e prevenção de desastres naturais

A Defesa Civil é uma das áreas mais importantes para garantir a segurança da população em situações de emergência. E para disseminar essas  informações, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil   lançou nesta terça – feira (16), na Escola Municipal Frei Maurício Viann,  o projeto ” Defesa Civil nas Escolas”,  contemplando cerca de 340 alunos, do 1° ao 5° ano.

A atividade acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Palestras educativas de conscientização sobre os riscos de deslizamentos foram realizadas pelos agentes da Defesa Civil nas 15 salas da unidade escolar. Eles conversaram com os estudantes e distribuíram folhetos e  cartilhas com desenhos para colorir.

O material impresso traz conceitos ambientais como: desastres naturais, causas dos movimentos de massa, o que fazer em períodos de chuvas , conceitos básicos, entre outros. A cartilha educativa é direcionada para adultos e crianças com  uma linguagem simples e com ilustrações, visando uma compreensão mais lúdica dos temas abordados.

A diretora de projetos da Defesa Civil, Luciana Siqueira, explicou o propósito da iniciativa que vai percorrer as escolas do município. ” O principal objetivo desta iniciativa é explicar como funciona o nosso trabalho diário nas ruas.  Como é realizado a prevenção e também distribuir as cartilhas para que os alunos possam adquirir conhecimentos básicos sobre os desastres naturais. O projeto vai atender várias escolas da nossa cidade”, disse.

Já o subgestor da unidade, Ayrton de Castro Machado, ressaltou a importância da iniciativa. ” Este trabalho da Defesa Civil é de grande valia para todos nós, até porque a nossa região foi fortemente afetada pelas fortes chuvas, também colaboramos como ponto de apoio na região. E esses alunos serão os multiplicadores desta iniciativa nas suas casas”, afirmou.